terça-feira, 5 de outubro de 2010

São João do Piauí - A cidade da uva.


São João do Piauí é um município brasileiro do estado do Piauí, conhecida como a Cidade da Uva.
Anualmente e realizado o Festival da Uva , cuja primeira edição ocorreu em janeiro de 2009 e a segunda aconteceu dezembro deste mesmo ano
A Codevasf implantou na cidade um projeto piloto de irrigação de uva no Assentamento Marrecas, o primeiro assentamento do estado.
 
Localização de São João do Piauí no Piauí
Localizada na região sudeste do estado do Piauí, às margens do rio Piauí, a aproximadamente 500 km da capital Teresina, São João tem sua economia concentrada na agricultura familiar, na pecuária e mais recentemente no comércio, sendo assim uma das cidades mais importantes do sul do estado. 
 É lá onde se encontra uma das maiores subestações de energia do país, bem como a grande Barragem do Jenipapo, recentemente estruturada para receber turistas.
A cidade é cortada pela BR-020 que liga Fortaleza a Brasília.
 Uma de suas principais atrações sua enorme Praça Honório Santos com mais de 34 mil metros quadrados de área. 
É a maior praça do Piauí. 
É nesta praça onde acontecem os Festejos mais famosos do estado. 
No mês de junho é quando são realizados os festejos em homenagem ao seu Santo Padroeiro - São João Batista.
Matriz de São João Batista
Nave principal da igreja
Em 1875, ano em que foi concluída a Matriz pelo Frei Henrique José Cavalcante.
As paredes são  bastantes espesas
A Paróquia de São João Batista foi criada por Lei Provincial nº 335, de 11 de agosto de 1853. Interessante notar que somente oito anos mais tarde, é que a Lei nº 749 deu à povoação os foros de vila e finalmente de comarca em 1874.
Umas das estações da Via Sacra
A festa do Padroeiro em 1856 já é celebrada pelo segundo vigário, o Padre Manoel Florêncio dos Santos que dirigiu a freguesia até junho de 1859. A partir desta data até setembro de 1862 verifica-se um período sem notícias de vigário.
 Pia Batismal
  Em Setembro de 1862 aparece assinando os termos de batizados e casamentos o Cônego João  de Sousa Martins que, ao que tudo indica, confiou a Paróquia ao Padre João Severino de Miranda Barbosa em junho de 1867 e reassumindo-a em outubro de 1868, deixando as funções de vigário em outubro de 1874.
Ainda no século XIX (1871/72), São João se tornaria município, emancipado e desmembrado de São Raimundo Nonato. Tornar-se-ia cabeça de comarca em 1874 e finalmente ganharia o título de cidade em 1906.
Agência do Banco do Brasil
A cidade é servida por várias casas bancárias.
Vale a pena conhecer esta bela cidade.


2 comentários:

  1. alguem por ai conhece altamiras que fica localisada do outro lado do rio piaui?si possivel me emviar algumas fotos por favor !!!joojol.joao8503@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. alguem por ai conhece altamiras que fica localisada do outro lado do rio piaui?si possivel me emviar algumas fotos por favor !!!joojol.joao8503@gmail.com

    ResponderExcluir