sábado, 9 de outubro de 2010

Galeria de Fotos da Cidade de Floriano - PI



Saindo do Maranhão em busca de Floriano
.



O Rio Parnaíba é o principal curso d'água de Floriano, separando-a do município vizinho e maranhense de Barão de Grajaú.

O Porto de Floriano é o segundo porto fluvial do Piauí.

O cais da beira Rio é bem movimentado.

Há uma boa quantidade de embarcações de transporte de passageiros entre as cidades de Floriano e Barão de Grajaú no Maranhão

Pelo porto saem óleo e amêndoa de babaçu, algodão em pluma, arroz, gado, telhas e tijolos.

Pelo porto saem óleo e amêndoa de babaçu, algodão em pluma, arroz, gado, telhas e tijolos.

Bela vista do Cais, Rio Parnaíba e o Restaurante Flutuante, esta região da beira Rio é o cartão postal da cidade.

No início da década de 60 do século passado, um grupo de bon vivants, que costumava aproveitar, nos fins de semana, resolveu criar um ponto de apoio para seus entretenimentos. E qual foi o resultado?

Sobre tambores de óleo vazios, montaram uma leve estrutura de talos de buritís (bar e cozinha), logo foi denominada de Flutuante. Dados extraídos do blog Retratos de Floriano- PI.

Vista parcial da  Beira Rio, ao fundo tem-se a vista da cidade de Barão de Grajaú.

Na foto esta figura que faz o blog, junto com a irmã, Anacleide, e o pai: o indomável Chico Rolim, companheiro inseparável de viagem.

Vista parcial da Avenida Beira Rio.

Como toda cidade do interior nordestino, Floriano é marcada por forte tradição religiosa. Em homenagem ao Santo Padroeiro, erigiu-se, na entrada da cidade, um monumento a São Pedro de Alcântara. Dados extraídos do blog Retratos de Floriano- PI.

Em 20 de junho de 1978, Floriano é elevada a sede da diocese. Vista da Praça Dr. Sebastião Martins, em homenagem ao médico e político da nossa terra.

A antiga Diocese de Oeiras passou a denominar-se Diocese de Oeiras – Floriano, ganhando a Matriz de São Pedro de Alcântara o título de Co-catedral de São Pedro de Alcântara.

Desde o início da formação do município, os florianenses sempre tiveram suas crenças e devoções, sempre foram pessoas muito religiosas.

Igreja de Santo Antonio.

Diversas fotos da cidade:


7 comentários: