segunda-feira, 11 de junho de 2012

Represa Lagoa do Arroz - Cajazeiras -PB

A barragem do Açude Lagoa do Arroz situa-se no município de Cajazeiras, estado da Paraíba, no vale do riacho Cacaré, afluente pela margem direita do rio do Peixe, na bacia do Alto Piranhas.
A barragem foi projetada pelo 2º Distrito de Engenharia Rural (2º DERUR) do DNOCS e construída pela Construtora EIT - Empresa Industrial e Técnica S.A. Os serviços de implantação das obras foram iniciados em 1983 e concluídos em 1987.
 Impressionante a memória de papai, foi logo informando que a capacidade do açude é 80 milhões (80.220.750m³)  e a área da bacia hidográfica é de  372km².
Eu nunca venho do Maranhão dirigindo sozinho, por isto venho muito de ônibus, por falta de companheiro de viagem. Desta vez, conversando com o Dantas, ex-motorista meu há uns 20 anos atrás, ele me falou que iria entrar de férias neste mês e eu o convidei para vir comigo, assim ele aproveitar para ver os seus pais.
O Dantas é conhecido como "Faixa Errada", nunca vi alguém pisar tanto na bola como ele, mas é uma pessoa muito carismática. 
Ainda vou contar as histórias do Faixa Errada, são divertidas.
A comunidade ribeirinha do açude Lagoa do Arroz sempre acompanha a abertura das comportas da represa. Se em excesso a vazão corre o risco de ficar sem água.
Na sua história este manancial só sangrou duas vezes desde a sua inaguração.
O objetivo principal do reservatório, além da piscicultura e cultura de vazante, é a perenização do riacho Cacaré para irrigação a jusante, onde existem cerca de 1.800 ha de solos aluviais irrigáveis, que serão posteriormente objeto de projeto específico de irrigação. A partir do consumo anual de 13.160m³ /ha, verificado para a cultura do arroz em São Gonçalo, definiu-se em 800 ha a área irrigável a partir do lago formado.
O canal de perenização do riacho Cacaré.
A vazão do canal depende da época, no verão diminui substancialmente.
 Ao lado do canal fica o balneário. 
 
O nome bem sugestivo
Uma queda d'água
 Vale a pena!
Aqui inicia o canal de perenização do riacho.
E ótimo local para nadar!
Enquanto o almoço não chega, Chico Rolim brinca com o cachorro.
O Dantas, o Faixa Errada, fazendo poses para a posteridade.

E uma apresentação de balé das águas!
Parede do açude.
A hora de zarpar!

2 comentários:

  1. muito bom amigo! sua matéria me ajudou muito em uma pesquisa q estou fazendo sobre açudes e represas no geral. obg,não pare de postar,suas aventuras além de necessária são engraçadas!

    ResponderExcluir
  2. muito bom amigo! sua matéria me ajudou muito em uma pesquisa q estou fazendo sobre açudes e represas no geral. obg,não pare de postar,suas aventuras além de necessária são engraçadas!

    ResponderExcluir