sábado, 20 de setembro de 2014
domingo, 14 de setembro de 2014
sábado, 26 de abril de 2014
Enfim chegamos em Veneza!, uma cidade mais fotogênica e única!
Cresci ouvindo meu pai falar que Recife era a Veneza brasileira, apenas uma piada pronta como diz o Zé Simão, pode-se dizer! A semelhança entre as duas cidades são mínimas, apenas Recife é cortada por dois rios, Beberibe e Capibaribe, obrigando os urbanistas a projetarem algumas pontes para adaptarem a cidade à necessidade de bom trânsito.
Nada mais! E é até ridículo este epíteto se partimos para comparações. Recife tem meia dúzia de pontes, Veneza tem quase cinco centenas, com efeito, a cidade foi construída sobre um arquipélago de 118 ilhas formadas por cerca de 150 canais numa lagoa rasa.
O principal núcleo da cidade, o seu centro histórico, é constituído por um conjunto de ilhas no centro da laguna (lago de águas salgadas), com um total de 60 0533 habitantes. A estas ilhas no centro da lagoa há que juntar outras no estuário (30 2953 residentes) e também na parte continental (180 6613 residentes), que com os seus 130,03 km², representam cerca 83% da área emersa do território.
Veneza é um ilha como São Luís do Maranhão, uma única entrada/saída para o continente, o acesso à ilha se dá pela Ponte della Libertà (Ponte da Liberdade), nela uma rodovia e ao lado a ferrovia.
Nesta viagem pelo Velho Mundo nada causava tanta curiosidade como Veneza pelas suas características unas, uma cidade com os seus diferentes barcos que são os únicos meios de transporte na zona. Mas isso é nada para uma cidade em que ninguém nasce e nem morre nela: ora, Veneza não tem hospital e nem cemitério!
Conforme o planejamento do Caio, meu filho caçula e companheiro de viagem, o carro, velho companheiro de viagem e o grande responsável pelo os nossos deslocamentos nestas aventuras deveria ficar num estacionamento, é, na ilha de Veneza veículos automotores terrestres só são permitidos num restrito espaço contíguo à saída da Ponte da Liberdade, quem manda são os fluviais como veremos posteriormente. E UMA DIÁRIA CARRÍSSIMA: 36 EUROS.
Como falei o prédio do estacionamento é o mais alto da ilha e, por sorte, o nosso carro ficou no teto que nos proporcionava uma visão aérea da cidade:
sábado, 19 de abril de 2014
PÁDOVA, uma parada para um bom cochilo! - Meu giro pela Europa (12).
Saímos de Verona na dúvida se íamos direto para Veneza ou se dormíamos em Pádova (Pádua, em português).
Pouco sabíamos de Pádua, a cidade não ser que é conhecida internacionalmente por ser a cidade onde Santo Antônio, famoso franciscano português cidade onde nasceu em 1195).
E fomos para o centro da cidade
Percebemos que a cidade estava decorada com a bandeira italiana
Até a bandeira da união europeia
Percebemos que a cidade estava decorada com a bandeira italiana
É chegamos dois depois do feriado
Deixamos o carro neste estacionamento e fomos caminhar pela cidade.
Nada a empolgar!
As fotografias de praxe!
E comecei a sentir foi sono!
Foi dormir no carro...
Foi uma hora de sono reconfortante, então à esquerdar e se mandar para VENEZA!
Deixamos o carro neste estacionamento e fomos caminhar pela cidade.
Nada a empolgar!
E comecei a sentir foi sono!
Foi dormir no carro...
Foi uma hora de sono reconfortante, então à esquerdar e se mandar para VENEZA!
domingo, 12 de janeiro de 2014
Conhecendo o Pico do Jabre, Serra de Teixeira, Maturéia-PB
“Para quem percorre as praias do litoral rumo ao Norte do estado, o
município de Cabedelo, a 18 quilômetros de João Pessoa, guarda não só
atrações bem manjadas como a Praia do Jacaré, onde o músico Jurandy do
Sax toca para turistas o “Bolero” de Ravel, como também as piscinas
naturais de Areia Vermelha, um banco de areia que emerge no período de
maré baixa a 1,5 km da costa da praia de Camboinha”, palavras do jornalista Eduardo Vessoni.
O que poucos sabem é que o sertão paraibano conta com cenários escondidos que
podem ser descobertos.
Localização de Maturéia na Paraíba |
O Parque Estadual do Pico do Jabre, uma área de 850 hectares na minúscula Matureia, cidade da região metropolitana de Patos, que pode ser alcançada de carro ou a pé por uma estrada íngreme de pedra a partir de Matureia, abriga outros pontos de observação, como a Pedra do Caboclo e a Pedra do Cruzeiro do Damião.
Casarão do Jabre fica na estrada de acesso ao Pico do Jabre (4 Km), ponto culminante da Paraíba. O Casarão abriga um museu, onde são exibidas relíquias da história do povo desta região, paralelo a ele uma loja de artesanato e um restaurante, com comidas típicas.
O Parque é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como uma das maiores fontes de pesquisas biológicas do país.
O acesso à Maturéia, a partir de João Pessoa, é feito pela BR-230 até a localidade denominada Barra, após a cidade de Juazeirinho. Daí, segue pela Rodovia Estadual, também asfaltada, PB-238, passando pelas cidades de Assunção, Taperoá e Desterro, até ao entroncamento com a PB-306, que liga a cidade de Teixeira à Princesa Isabel. Essa estrada passa pela cidade de Maturéia, numa distância de 12,0 km, totalizando 312,0 km da Capital do Estado da Paraíba. Outro acesso é pela cidade de Patos- PB, pela BR-110 até a cidade de Teixeira e pela PB-306 até Maturéia, numa extensão de 45,0 km.
Também comunica-se com o Estado de Pernambuco também pela BR - 110, que liga Teixeira a São José do Egito, numa distância de 52,0 km.
O Pico do Jabre surpreende por suas belezas, clima agradável e uma visão de encher de entusiasmo e energia positiva qualquer visitante. Com uma panorâmica de 130 Km de visão, de onde se pode ver, a olho nu, os Estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, o Mirante do Sertão, título mais que merecido, é um dos lugares mais belos da Paraíba, com potencialidade para se tornar um dos complexos turísticos mais bem visitados do Estado.
Pico do Jabre, visto do Restaurante Casarão do Jabre com as horrendas antenas de estações de rádios e /ou operadoras de celulares.
O Parque do entorno do Jabre é um dos Ecossistemas mais ricos da Paraíba. Em meio a sua variada fauna e flora, encontram-se exuberantes pontos ecológicos para a prática de esportes ao ar livre, a exemplo de vôo livre, escalada em rocha, trekking e rapel.
A cidade de Maturéia-PB, que é o município onde se situa este morro. Tudo isso na Serra de Teixeira, também chamada de Cariri Velhos.
Lá de cima entendi por que é o ponto mais alto da Paraíba, dá pra avistar diversas cidades da Paraíba como, Patos, Teixeira
O Pico do Jabre é o ponto culminante do estado da Paraíba, com 1.197 metros de ...
Imagem do Açude da Capoeira, que abastece Patos (após o colapso do Jatobá e da Barragem da Farinha), segundo os serranos, o nível dágua é o menor dos últimos anos. — em Pico do Jabre, Serra de Teixeira, Maturéia-PB.
Ainda tem doido que salta do pico do Jabre nesses negócios sem motor. Uhuuuuuuu....
Assinar:
Postagens (Atom)